ANGUS

São Bibiano Centecanário: prêmio Palheta de Ouro pelo record nacional de doses de sêmen.
Fêmeas Red Angus da São Bibiano
Fêmeas Red Angus da São Bibiano
Fêmeas Red Angus da São Bibiano

Tradicional criadora da raça Shorthorn desde a sua fundação, a Cabanha São Bibiano iniciou sua criação de Aberdeen Angus em 1943, quando adquiriu o plantel puro de pedigree da Cabanha Paineiras, então propriedade de Baldomiro Barbará.

 

Ao longo dos seus 70 anos de criação, a São Bibiano conseguiu formar um banco genético de indiscutível qualidade. Importações de fêmeas e machos campeões da Argentina, Escócia, Estados Unidos e Canadá contribuiram para manter a excelência da criação da raça. 


Sempre com objetivo de agregar valor ao seu plantel, são nele incorporadas, anualmente, todas as tendências melhoradoras da raça. 

 

Juntamente com isso, é feito um rigoroso trabalho de seleção, buscando animais morfológica e racialmente superiores. Além disso, é dada destacada importância aos aspectos de adaptação ao meio-ambiente, visando desempenho adequado nas condições normais de criação no Rio Grande do Sul e na maior parte do Brasil, ou seja, animais produtivos comendo pasto.

 

Com seus animais, a São Bibiano esteve presente em todas as exposições estaduais, nacionais e internacionais no RS, desde que foram criadas. O touro "São Bibiano Centecanário" foi homenageado em 2002 com o prêmio Palheta de Ouro, instituído pela Lagoa da Serra para os touros que mais produzem e comercializam sêmen. O prêmio foi recebido por Antonio Martins Bastos Filho em São Paulo, na ocasião Centecanário foi premiado como recordista em doses de sêmen vendidas da raça Angus e um dos maiores do Brasil em todos os tempos. Mauricio José de Lima, gerente de Produtos e Exportação da Lagoa na ocasião afirmou "suas filhas destacam-se pela precocidade sexual e pelo moderado tamanho adulto. O reprodutor faz parte da história da pecuária brasileira, dando grande contribuição em razão de suas qualidades zootécnicas e do grande volume de doses de sêmen comercializado".

 

As fêmeas Angus da Cabanha São Bibiano serviram de base para a formação de inúmeros planteis no RS, destacando-se dois estabelecimentos recentemente vencedores do ranking nacional da raça: Cabanha Catanduva, de Fábio Luis Gomes (argola), e Estância Querência, de Luis Felipe Ferreira da Costa (rústico).

Cabanha São Bibiano

Rua Tiradentes, 3220 | 97510-500 | Uruguaiana / RS 

Fone: + 55 55 3412.1714 | Fax: +55 55 3412.3452

 

Links:    

ABCCC
TELLECHEA & BASTOS LEILÕES
CANAL RURAL

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANGUS

 

Desenvolvido por Allpacas Comunicação © 2020
 

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon