ANGUS
Tradicional criadora da raça Shorthorn desde a sua fundação, a Cabanha São Bibiano iniciou sua criação de Aberdeen Angus em 1943, quando adquiriu o plantel puro de pedigree da Cabanha Paineiras, então propriedade de Baldomiro Barbará.
Ao longo dos seus 70 anos de criação, a São Bibiano conseguiu formar um banco genético de indiscutível qualidade. Importações de fêmeas e machos campeões da Argentina, Escócia, Estados Unidos e Canadá contribuiram para manter a excelência da criação da raça.
Sempre com objetivo de agregar valor ao seu plantel, são nele incorporadas, anualmente, todas as tendências melhoradoras da raça.
Juntamente com isso, é feito um rigoroso trabalho de seleção, buscando animais morfológica e racialmente superiores. Além disso, é dada destacada importância aos aspectos de adaptação ao meio-ambiente, visando desempenho adequado nas condições normais de criação no Rio Grande do Sul e na maior parte do Brasil, ou seja, animais produtivos comendo pasto.
Com seus animais, a São Bibiano esteve presente em todas as exposições estaduais, nacionais e internacionais no RS, desde que foram criadas. O touro "São Bibiano Centecanário" foi homenageado em 2002 com o prêmio Palheta de Ouro, instituído pela Lagoa da Serra para os touros que mais produzem e comercializam sêmen. O prêmio foi recebido por Antonio Martins Bastos Filho em São Paulo, na ocasião Centecanário foi premiado como recordista em doses de sêmen vendidas da raça Angus e um dos maiores do Brasil em todos os tempos. Mauricio José de Lima, gerente de Produtos e Exportação da Lagoa na ocasião afirmou "suas filhas destacam-se pela precocidade sexual e pelo moderado tamanho adulto. O reprodutor faz parte da história da pecuária brasileira, dando grande contribuição em razão de suas qualidades zootécnicas e do grande volume de doses de sêmen comercializado".
As fêmeas Angus da Cabanha São Bibiano serviram de base para a formação de inúmeros planteis no RS, destacando-se dois estabelecimentos recentemente vencedores do ranking nacional da raça: Cabanha Catanduva, de Fábio Luis Gomes (argola), e Estância Querência, de Luis Felipe Ferreira da Costa (rústico).