BRANGUS

A formação do plantel Brangus da Cabanha São Bibiano deu-se em meados dos anos 70, com a aquisição de ventres 3/8 da Estação experimental Cinco Cruzes / EMBRAPA, de Bagé/RS, e da Cabanha Paineiras, de João Francisco Tellechea. No anos seguintes, houve incremento no plantel a partir do cruzamento de ventres do plantel Aberdeen Angus com touros 3/4. A partir dai, procurou-se um intenso processo de seleção sobre aquele material, buscando-se animais com destacada conformação carniceira porte mediano, sempre com preocupação em manter o selo racial.

 

O cruzamento comercial de raça britânica (Angus) com raça zebuína (Nelore) constituía importante ferramenta utilizada na Cabanha São Bibiano, visando animais meio-sangue com alta heterose, principalmente novilhos, e também como forma de correção ao tamanho de carcaça da raça pura.

 

Em 1980, com a introdução da raça Ibagé (Brangus), buscou-se animais que aliassem às qualidades conhecidas da raça Angus (fertilidade, precocidade, qualidade de carne) a rusticidade das raças zebuínas.

 

A partir de meados de 1990, o plantel passou a ser formado exclusivamente por animais 3/8, selecionados rigorosamente por aspectos morfológicos e funcionais, com dados de performance.

 

A São Bibiano participa da maioria das exposições nacionais e internacionais, obtendo sempre importantes premiaçoes. Entre elas destacamos a do touro ''SB Sensation'', grande campeão do Fórum Mundial de Brangus, em 2007. Em 2015, conquistou o título de Reservado de Grande Campeão na Expointer.

Cabanha São Bibiano

Rua Tiradentes, 3220 | 97510-500 | Uruguaiana / RS 

Fone: + 55 55 3412.1714 | Fax: +55 55 3412.3452

 

Links:    

ABCCC
TELLECHEA & BASTOS LEILÕES
CANAL RURAL

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANGUS

 

Desenvolvido por Allpacas Comunicação © 2020
 

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon